PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE – CE
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA – SECULT
DIRETORIA DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL – DIPAHC

Ponto de Memória Institucional

“A Educação Patrimonial constitui-se de todos os processos educativos formais e não formais que têm como foco o Patrimônio Cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio-histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, sua valorização e preservação”. FLORÊNCIO et al. (2012)


O projeto Ponto de Memória Institucional da Secretaria de Cultura (SECULT) de Juazeiro do Norte visa à valorização da memória institucional e social, trazendo para a sociedade elementos de resgate da memória da edificação e do seu uso, bem como da personalidade histórica homenageada em cada prédio e sua contribuição para comunidade juazeirense e do Cariri como um todo.


A SECULT tem como uma das ações prioritárias trabalhar o patrimônio histórico, que é um dos pilares do Plano Municipal de Cultura (2018-2021) e tem como objetivo valorizar, preservar, restaurar e difundir o patrimônio cultural (material e imaterial) da cidade de Juazeiro do Norte, reconhecendo – o como vetor de desenvolvimento econômico, inclusão social, integração cultural e construção da cidadania.


Contemplando a dinamização de cada espaço interno dos equipamentos culturais ligados à SECULT, cria-se estruturas expositivas permanentes que abordam a história da edificação e a memória da personalidade homenageada que dá o nome ao espaço, tendo em vista sua trajetória e as suas implicações com as diversas linguagens exploradas em cada um dos equipamentos. Diante do exposto o seguinte projeto visa à criação de cinco Pontos de Memórias Institucionais nos respectivos: Memorial Padre Cícero, Teatro Marquise Branca, Biblioteca Pública Municipal Possidônio da Silva Bem, Centro de Arte e Cultura Marcus Jussier e o Centro Cultural Estação das Artes (Estação Ferroviária).

Memorial Padre Cícero e outras histórias