Programa Saúde na Escola realiza ações de promoção da saúde mental

Publicado em 14 de março de 2019.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através do Programa Saúde na Escola (PSE), observando a necessidade de ações de educação em saúde sobre saúde mental para crianças e adolescentes da rede Municipal de ensino, estabeleceu a ação denominada “Promoção de saúde mental: autoaceitação, autoestima e afetividade”. As ações estão sendo desenvolvidas durante o mês de março em 24 escolas municipais de ensino fundamental I e II.

As atividades acontecem por meio de dinâmicas em sala de aula e rodas de conversas que foram previamente definidas pelos psicólogos do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e estão sendo desenvolvidas por eles, juntamente com os demais profissionais do NASF e da Estratégia Saúde da Família (ESF).

“Atualmente percebemos um alto índice de doenças mentais ligadas à infância e principalmente na adolescência, tornando-se cada dia mais importante valorizar os pensamentos desses grupos e orientá-los quanto ao autocuidado em saúde mental, para que percebam seus limites, suas fragilidades e possam saber procurar ajuda em um momento de sofrimento mental”, explica a diretora da rede de saúde mental do Município, Cíntia Gomes.