Sedeci promove diálogo entre IES e Indústrias do Cariri

Publicado em 9 de agosto de 2018.

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e a Diretoria da Indústria, tem promovido o diálogo entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as Indústrias do Cariri. Desde o início da Gestão Municipal, o projeto já inseriu 12 estagiários em indústrias locais, oportunizando a prática de planejamento, mão-de-obra e assessoria, um ganho para o profissional e para a indústria, agregando mais conhecimento e qualificação para o setor.

Em reunião com representantes das IES, na última segunda-feira, 06, foi debatida a promoção do I Encontro de Integração Indústria e IES da Região do Cariri, previsto para o mês de setembro deste ano. De acordo com o Diretor da Indústria da Sedeci, Piedley Macedo, o encontro terá como objetivo promover o diálogo e a divulgação dos trabalhos realizados no âmbito acadêmico, além das características e necessidades das indústrias locais.

O Secretário da Sedeci, Michel Araújo, ressalta que o trabalho, realizado pela Gestão Municipal, de aproximar as instituições de ensino superior com a iniciativa privada é fundamental para a formação dos estudantes. “Por orientação do Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, temos garantido esse diálogo. Essa ação tem fortalecido o setor e aberto oportunidades de emprego para os estudantes”, afirma.

A ação foi elogiada pela Professora da Universidade Regional do Cariri (Urca), Jeane Sidrim, que parabeniza a Sedeci por incentivar esse diálogo e abrir espaço para os estudantes exercitarem seus conhecimentos no mercado. “Muitas indústrias não conhecem a importância de ter na empresa estagiários do curso de engenharia de produção, por exemplo, um profissional que poderá agregar valor ao processo produtivo, com seu conhecimento de produção. Em contrapartida essas indústrias podem oferecer a prática que os alunos precisam ter, vivenciar e compreender no exercício da profissão”, afirma.