SESAU realiza planejamento para gerenciamento de resíduos de serviços de saúde

Publicado em 9 de agosto de 2018.

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), realizou nesta quinta-feira (09) uma reunião com um técnico da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMAJU) para discutir a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

Coordenações dos vários setores da SESAU, como a Vigilância à Saúde, Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, Centros de Atenção Psicossocial, Centro de Dermatologia, Atenção Primária e Saúde Bucal participaram do planejamento. Cada setor deverá elaborar e apresentar seu plano, uma vez que esta é uma exigência da Vigilância Sanitária para expedição do alvará sanitário.

Os resíduos de serviços de saúde são produzidos pelas atividades de hospitais, ambulatórios, Unidades Básicas de Saúde, entre outros. O plano tem o objetivo de minimizar a produção desses resíduos e proporcionar aos mesmos um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.

“Esse planejamento é considerado um avanço no Município. Cada unidade de saúde vai fazer seu plano e colocar em prática, para termos o melhor manejo do controle, da coleta, o armazenamento adequado dos resíduos de saúde, porque eles podem acabar se tornando um problema de saúde pública”, explicou o diretor de Vigilância à Saúde, David Marrom.