Mais de mil atendimentos odontológicos realizados em Juazeiro do Norte no primeiro trimestre de 2018

Publicado em 14 de maio de 2018.

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Município, realizou, nos três primeiros meses de 2018, 1.229 atendimentos.

O CEO Municipal oferece à população serviços para detecção do câncer de boca; cirurgia oral menor; endodontia (tratamento de canal); periodontia (tratamento de doenças da gengiva); atendimento a portadores de necessidades especiais, além do serviço de próteses odontológicas. De janeiro a março de 2018 foram entregues 340 próteses e realizados 382 procedimentos cirúrgicos.

O tratamento oferecido no CEO é uma continuidade do trabalho realizado pelas equipes de saúde bucal na Atenção Primária. Os profissionais da Atenção Primária são responsáveis pelo primeiro atendimento ao paciente e pelo encaminhamento aos centros especializados.

Além do atendimento clínico especializado, são realizadas no CEO ações educativas para pacientes na sala de espera, antes dos atendimentos, com orientações sobre higiene bucal, alimentação saudável e higiene das próteses, como também são distribuídos kits de higiene bucal, contendo creme e escova dental. Para a coordenadora do CEO Municipal, Juliana Ribeiro, essas ações educativas e preventivas são essenciais para a redução de problemas de saúde bucal da população.

O CEO Municipal funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 7h às 17h, e está localizado na Tv. Paizinho Sabiá, em frente à Praça dos Ourives. Para ter acesso ao atendimento, os pacientes devem levar a guia de referência do dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS), juntamente com as cópias do Cartão SUS, documento de identificação, e o comprovante de residência.

Fotos: Helio Filho