Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2018 – 2021 apresentado em reunião do conselho

Publicado em 7 de dezembro de 2017.

A Secretária de saúde de Juazeiro do Norte, Nizete Tavares, apresentou, na tarde da última terça-feira, 05, no Conselho Municipal de Saúde, o Plano Municipal de Saúde (PMS) para o Quadriênio 2018 – 2021.
O PMS foi aprovado pelo Conselho e é um instrumento que contempla as propostas para a condução da política de saúde, apresentando as intenções e os resultados a serem buscados no período de quatro anos da gestão.
Para a elaboração das propostas do PMS de Juazeiro do Norte foram realizadas três oficinas durante o mês de agosto, que contou com a participação dos sete distritos e representantes da sociedade civil.

Ainda no mês de agosto, foi realizado o II Fórum para Elaboração do Plano de Saúde, com a participação de gestores públicos, conselheiros de saúde, profissionais da saúde, comunidade civil, secretarias municipais, representantes da 21ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), entre outros.

O PMS está expresso em diretrizes, objetivos e metas. Uma das diretrizes apresentadas refere-se ao aprimoramento das redes de atenção e promoção do cuidado integral às pessoas em todos os ciclos da vida, considerando as questões de gênero e da população em situação de vulnerabilidade social. Neste âmbito, está entre as metas a redução da mortalidade infantil e da gravidez na adolescência, por exemplo.

Todas as propostas estão organizadas em seis eixos, que contemplam a Atenção Primária à Saúde, Atenção Especializada, Vigilância em Saúde, Gestão e Controle Social, Investimento/Infraestrutura e Assistência Farmacêutica.