11 de abril de 2019
Equipe da Semasp estuda modelos de organização de feiras livres em Pernambuco

Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) de Juazeiro do Norte, visitou as feiras livres nas cidades de Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru, no Estado do Pernambuco.

A viagem aconteceu nos dias 7 e 8 de abril com o objetivo de conhecer mais de perto a realidade das feiras livres dessas cidades e atuação do poder público, em parceria com a sociedade, que resultam em uma melhor organização dos espaços de comercialização informal.

O Prefeito, Arnon Bezerra, tem solicitado modelos aprimorados de organização para o comércio da cidade, e para isso, o secretário da Semasp, Luiz Ivan Bezerra, vem realizado pesquisas, em conjunto com a sua equipe de trabalho, para verificar o modelo ideal para implementar à realidade de Juazeiro do Norte, principalmente durante os períodos de maior fluxo na cidade, que acontece durante as romarias.

A equipe composta pelo Diretor de Serviços Públicos, Elói José Silva, o Diretor de Fiscalização, Paulo Menezes, e o Gerente de Fiscalização, Tiago Leite, foi recebida pelo Secretário Municipal de Serviços Públicos da cidade de Caruaru, Ytalo Thiago Santos Farias. Na oportunidade, trataram assuntos relacionados à ocupação dos espaços, a forma de arrecadação e fiscalização dos ambientes onde há comercialização.

A equipe da Semasp Juazeiro do Norte pôde verificar a utilização de aparatos tecnológicos que contribuem para a fiscalização e a arrecadação de taxas junto aos comerciantes, além de receber algumas orientações pertinentes por parte dos funcionários da Secretaria de Serviços Públicos de Caruaru.

De acordo com o Diretor de Serviços da Semasp, Eloi José Silva, a equipe foi em busca de subsídios voltados ao ordenamento de espaços e a maneira como é feita a comercialização nos locais  públicos dessas cidades. “Vimos feiras organizadas, onde cada parte se encarrega de cuidar de sua área, inclusive da limpeza”, comentou Elói José Silva.

Ele diz ainda que a viagem foi uma oportunidade para novos aprendizados. “É um aprendizado para nós que trabalhamos na gestão pública e contamos com o apoio do Prefeito Arnon Bezerra e do Secretário, Luiz Ivan Bezerra, para poder trazer, cada vez mais, melhorias que vão beneficiar, não só os romeiros e os comerciantes que vêm de fora, mas, principalmente, os empreendedores informais da cidade de Juazeiro do Norte”, destacou.

A visita da equipe técnica da Semasp às cidades pernambucanas faz parte dos esforços do Prefeito Arnon Bezerra em modernizar suas atividades comerciais informais, trazendo maior conforto para os empreendedores que geram renda através das feiras livres, bem como proporcionar um aspecto mais organizados às ruas, mercados e outros locais de comercialização, continuando a oferecer oportunidade de crescimento a todos os munícipes e mais conforto aos visitantes de Juazeiro do Norte.

Caruaru como referência

De acordo o Diretor de Fiscalização, Paulo Menezes (Paulinho), a cidade de Caruaru se torna uma referência para Juazeiro do Norte, devido ao grande fluxo de comerciantes quem vêm dessa cidade para negociar nas romarias, bem como por ser um local onde os juazeirenses encontram o fornecimento de mercadorias. “Nosso objetivo foi ver a maneira como as diretrizes são aplicadas, e observar o modelo interessante de se trabalhar com o comércio informal, onde não há um choque da Gestão Municipal com esses comerciantes”, explica Paulo Menezes.