21 de janeiro de 2019
Imprensa
X Caminhada pela Liberdade Religiosa reúne centenas de pessoas

Centenas de pessoas saíram em passeata nesta segunda-feira, 21, pedindo tolerância religiosa nas ruas de Juazeiro do Norte. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho.

Entre os participantes estavam representantes das religiões de matrizes africana, católica, espíritas e ateus. A X Caminhada Pela Liberdade Religiosa acontece como meio de mostrar que independente do credo, o respeito e o bom convívio são possíveis.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Caminhada, que tem como tema da edição do evento “A Religiosidade no Cariri Cearense: força, fé e resistência”, realizou grande mobilização, além de incentivar a convivência pacífica de todas as religiões. A caminhada reivindica atitudes do poder público para combater os crimes cometidos em função de atitudes de  preconceito, já que a liberdade de crença é garantida de acordo com o quinto artigo da Constituição.

O gestor da Sedest, Sandoval Barreto, participou junto com equipe da pasta municipal e enfatizou a importância de estar envolvido com movimentos que promovam a tolerância e a liberdade. “Convidamos todas as entidades religiosas para que juntos possamos implementar políticas públicas que garantam a diversidade de crenças”. Sandoval falou também sobre o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (Nepir) e do Conselho Municipal de Promoção à Igualdade Racial, que são os órgãos vinculados à Sedest que trabalham para fortalecer e aprimorar o pensamento crítico reflexivo acerca de questões relevantes como a tolerância religiosa.

A Caminhada seguiu pela Rua São Pedro e foi finalizada com ato na Praça Padre Cícero onde líderes religiosos fizeram falas importantes sobre o direito fundamental do ser humano agir, pensar e se expressar de acordo com as suas crenças pessoais.

Galeria de fotos


Tópicos: