6 de dezembro de 2018
Projetos inovadores credenciam Juazeiro do Norte ao prêmio Sebrae “Prefeito Empreendedor”

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci) está credenciando dois projetos de Juazeiro do Norte para o Prêmio Sebrae “Prefeito Empreendedor”. São os projetos “Bem-vindo Romeiro” e “Compras Governamentais de Pequenos Negócios”.

O Prêmio Sebrae é um reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que implantam projetos com resultados comprovados na área do desenvolvimento dos pequenos negócios do município e já está na sua 10ª edição. Serão realizadas as fases estadual e nacional. A premiação acontecerá em Brasília, em data a ser oficializada.

O projeto Bem-vindo Romeiro foca no desenvolvimento de 103 pequenos negócios, entre formais e informais, a exemplo do comércio, cooperativas e associações e empreendimentos de economia solidária. A Sedeci capacita os pequenos negócios para atenderem com mais qualidade aos romeiros e turistas.

Estímulo ao fortalecimento

É importante ressaltar que para o credenciamento desses trabalhos, de antemão, já é possível avaliar o projeto da administração do Prefeito Arnon Bezerra, no intuito de fortalecer a economia local, desde os pequenos empreendedores.

Para isso, o Chefe do Executivo vem estimulando através de práticas eficientes, a capacitação e qualificação dos profissionais para o mercado. Juazeiro do Norte é um dos polos comerciais mais importantes do interior Nordestino e tem demonstrado, ao longo dos anos, mesmo em períodos de estabilidade na economia do País, uma dinâmica de crescimento.

Vale ressaltar que Juazeiro do Norte é a segunda cidade em romaria no Brasil, depois de Aparecida, em São Paulo. Nas cinco romarias do calendário anual, a população chega a mais de 2,5 milhões de visitantes, segundo o Guia Juazeiro do Norte.

Já o projeto “Compras Governamentais de Pequenos Negócios” beneficia setores como a agricultura familiar e o produtor rural e empreendimentos de economia solidária. A quantidade de pequenos negócios beneficiados é: ME: 200, EPP: 28, MEI: 04 e Agricultura familiar: 02.

Através do projeto, os microempreendedores individuais e as micro e pequenas empresas locais maximizam a participação nos processos de compras governamentais de Juazeiro do Norte. Dessa forma, melhoram a dinâmica econômica da região.

“O dinheiro investido na micro e pequena empresa se multiplica dentro da cidade, alavancando a economia de Juazeiro”, afirma o secretário da Sedeci, Michel Araújo.