8 de novembro de 2018
Formação para Educadores Físicos debate escolha do Material Didático da disciplina para 2019

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc), através da Coordenação de Ensino e Estudo da Educação Física, realizou na manhã desta terça-feira, 07, uma formação voltada para professores de Educação Física que atuam a rede municipal de ensino.

O evento aconteceu no Instituto Juazeiro de Educação Superior (Ijes) e teve o objetivo de fazer uma avaliação do trabalho realizado pelos educadores físicos juntos aos alunos ao longo do ano letivo 2018.

A formação discutiu ainda a implantação da prática da Educação Física, com movimentos corporais, a partir das séries iniciais do Ensino Fundamental 1, conforme já consta na grade curricular do Município. Na oportunidade, os professores também receberam orientações para a realização do processo de escolha do material didático que será utilizado na disciplina de Educação Física no ano letivo de 2019.

A escolha do material didático para a Educação Física obedece aos mesmos critérios que as outras disciplinas. De acordo com a Secretária de Educação de Juazeiro do Norte, Maria Loureto de Lima, serão avaliadas propostas de várias editoras, a partir de critérios técnicos e pedagógicos da Seduc, que segue, em sua conduta, as leis nacionais que regem a Educação a partir da Constituição Federal, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e do que preconiza as a Base Nacional Comum Curricular.

A Secretária Maria Loureto comentou que os professores estão sendo incentivados para que comecem a trabalhar o mapa curricular da disciplina onde haverá a introdução de aulas práticas e teóricas para todas as séries. “A ideia é poder deixar as aulas mais atrativas aos alunos, com uma melhor compreensão e articulação”, explica.

Também foram tratados assuntos sobre cuidados com a saúde e higiene, onde os professores também atuam como mediadores, orientando aos alunos sobre a importância desses cuidados para a prevenção de doenças.