4 de outubro de 2018
Prefeitura de Juazeiro do Norte realiza abertura da Campanha Outubro Rosa

A Campanha Outubro Rosa foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (04), em Juazeiro do Norte. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), promoveu um evento de abertura, onde foram disponibilizados diversos serviços para a população, com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

O prefeito em exercício, Giovanni Sampaio, a secretária de saúde, Francimones Albuquerque, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Elias, juntamente com vereadores e servidores municipais, participaram do evento.

A população foi acolhida com música ao vivo e um café da manhã. Foram ofertados, na sede da Sesau, serviços em saúde, entre eles, aferição de pressão arterial e teste de glicemia; distribuição de preservativos e vacinação. Houve ainda massoterapia, estúdio de maquiagem e sorteio de brindes.

A agente Comunitária de Saúde da ESF 15, Maria das Dores da Silva, apresentou um cordel de sua autoria, sobre o objetivo da Campanha. O médico mastologista Idelfonso Carvalho e a médica ginecologista Amparo Carmen falaram sobre a importância das ações de prevenção do câncer de mama e de colo uterino, repassando orientações sobre os exames preventivos.

“Durante todo o mês de outubro, nós estaremos desenvolvendo nas nossas Unidades os exames de prevenção, orientando sobre o autoexame das mamas, e também aumentamos esse mês nossa oferta de mamografias e ultrassom bilateral de mamas, para que a gente possa atender um maior número de mulheres”, informou a secretária de saúde, Francimones Albuquerque.

Dia “D”

No dia 23 de outubro será realizado o dia “D” do Outubro Rosa, na Praça da Prefeitura, visando conscientizar ainda mais mulheres sobre a importância e objetivo da Campanha. Nas Unidades Básicas de Saúde também serão realizados momentos de educação em saúde e intensificação da prevenção.

Fotos: Reginaldo Zurlo