11 de julho de 2018
Sedest fomenta empreendedorismo para mulheres

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), através da Diretoria de Trabalho e Renda, tem desenvolvido oficinas de fomento ao desenvolvimento sustentável e empreendedorismo para mulheres das lavanderias comunitárias e assistidas pelo Centros de Referência e Assistência Social (Cras) do Município.

A oficina de confecção de sabão é a segunda etapa do projeto de Coleta Seletiva, tendo por objetivo incentivar o empreendedorismo inclusivo, a conscientização ambiental e contribuir na geração de emprego e renda. A Instrutora de Artes da Sedest, Auxiliadora Soares, afirma que o projeto é autossustentável e busca conscientizar a população, da importância ambiental de se reciclar o óleo de cozinha na confecção de sabão.

O sabão caseiro foi elogiado pelas participantes da oficina, como a professora Roselaine Gomes, que parabenizou a iniciativa da Sedest. “Estou muito satisfeita com o sabão que produzimos, um produto excelente em eficiência. Para quem quer começar um negócio, essa é uma ótima oportunidade, principalmente para quem tem filho pequeno, por que é uma forma de acrescentar à renda familiar sem precisar sair de casa”, relata.

Empoderamento

A oficina de confecção de sabão é uma das ações que a Sedest tem realizado para potencializar o empoderamento cooperativo das mulheres atendidas pela assistência social de Juazeiro do Norte. De acordo com a Coordenadora do Cras Timbaúbas, Emanuelly Vieira, a Diretoria de Trabalho e Renda está realizando um importante trabalho para incentivar as mulheres da comunidade a produzirem e comercializarem em feiras municipais.

“As oficinas são constantes, nós procuramos trazer para o púbico uma vasta opção de cursos, voltados à produção. O nosso plano é formar uma cooperativa, onde as mulheres possam agregar à renda familiar a produção e venda de seus produtos”, explica a Coordenadora.

Para colaborar com o projeto e doar o óleo de cozinha utilizado, basta entrar em contato com a Diretoria de Trabalho e Renda da Sedest através do Disk Coleta (88) 35723919, ou deixar o óleo no Cras mais próximo de sua casa.

Fotos: Samuel Macedo