10 de julho de 2018
Imprensa
Secretaria de Saúde realiza ação em alusão à Campanha Julho Amarelo

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Saúde, está engajada na Campanha Julho Amarelo, que acontece em todo o país com o objetivo de promover a prevenção das hepatites virais, conscientizando as pessoas sobre os riscos da doença.

Na manhã da última terça-feira (10), na sede da Secretaria de Saúde do Município, foi realizada uma ação educativa voltada para o tema da Campanha, com a oferta de serviços para a população presente no local, como aplicação de vacinas contra a hepatite B e contra o tétano, realização de testes rápidos para hepatites B e C, distribuição de preservativos e de material informativo.

“Esse é um movimento que o Brasil inteiro faz, o Ministério da Saúde incentiva, e o Município, comungando com a política nacional, está intensificando ações nesse rastreamento das hepatites virais”, afirma a coordenadora do setor de Infectologia, Geni Oliveira.

Na próxima semana, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município também estarão intensificando o rastreamento das hepatites, com a oferta dos testes rápidos, da vacinação e sanando dúvidas.

“O nosso objetivo é identificar essa pessoa que é portadora do vírus para que ela precocemente já possa iniciar o tratamento. Quem tiver o teste reagente vai ser encaminhado para o serviço de Infectologia, e será acompanhado por uma equipe multidisciplinar, com médico infectologista, psicólogo, enfermeiro”, explicou a coordenadora.

Saiba mais

A hepatite é uma doença silenciosa, crônica, e que muitas vezes a pessoa é portadora do vírus e não manifesta nenhum sintoma. No caso do teste rápido dar positivo, outros exames específicos serão solicitados, para que o tratamento seja iniciado e o paciente possa receber a medicação gratuitamente, evitando que a doença possa trazer sequelas mais graves, evoluindo para uma cirrose ou até mesmo para um câncer de fígado.

O teste é simples, seguro e rápido. Através da coleta de uma pequena amostra de sangue em dez minutos já se tem o resultado. O tratamento é ofertado inteiramente pelo SUS e em tempo hábil para obter a cura da doença. É importante ressaltar que com as três doses da vacina contra a hepatite B a pessoa estará totalmente protegida contra a enfermidade.

Fotos: Helio Filho

Galeria de fotos


Tópicos: