12 de junho de 2018
Censo escolar é tema de formação

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte realizou, nesta terça-feira, 12, formação destinada a secretários e secretárias escolares para o correto preenchimento das planilhas do Censo Escolar 2018.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica. É o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O Censo abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: ensino regular; educação especial; educação de jovens e adultos (EJA); educação profissional.

A Secretária Maria Loureto, em sua fala de abertura do evento, destacou que é importante que o secretário escolar saiba categorizar o que é matrícula, o que é transferência e o que é abandono pois isso deve resultar em um Censo Escolar bem feito, com as informações corretas.

A coordenadora do Censo Escolar na rede municipal de ensino, Zenira Macedo Carneiro, explica que um Censo Escolar bem feito implica num correto repasse de verbas federais para a Educação, qualificando o trabalho pedagógico através de um aporte financeiro adequado para a realidade que se apresenta, a exemplo da merenda e transporte escolar.

Todo recurso federal que é transferido para a Educação vem de acordo com o número de alunos que o Município tem. Quanto mais exato o Censo, melhor será assegurada a assistências aos alunos da rede, pois o transporte escolar garante que o aluno não falte às aulas e ele bem alimentado tem um melhor rendimento escolar”, ressalta zenira.