16 de abril de 2018
Imprensa
Saúde reúne médicos e enfermeiros para repassar fluxos da Atenção Especializada

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte está realizando reuniões com todos os médicos e enfermeiros que compõem as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Município, para repasse de informações e orientações sobre os fluxos de marcação e regulação de exames, cirurgias, consultas especializadas e outros procedimentos da Atenção Especializada.

Todos os profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão tendo acesso às capacitações, que têm o objetivo de aperfeiçoar o serviço da Atenção Primária à Saúde, melhorando assim o atendimento prestado à população.

No mês de fevereiro, as reuniões foram realizadas com os agentes administrativos das Unidades. Na última terça-feira (10), a reunião foi realizada com os médicos e enfermeiros dos distritos 01, 02 e 07. Na quinta-feira (12), foi a vez dos profissionais dos distritos 05 e 06.  Já a reunião com as equipes dos distritos 03 e 04 acontecerá na próxima terça-feira (17).

O repasse das orientações está sendo feito pelos coordenadores da Central de Regulação, Isabelle Rodrigues, da Atenção Especializada, Lucimilton Macedo, e pela diretora de políticas em Atenção Especializada, Fátima Vasques.

Na apresentação dos fluxos estão sendo informados os processos corretos para encaminhamentos e agendamentos dos procedimentos dos pacientes. Além disso, estão sendo apresentados os profissionais responsáveis e os locais onde cada procedimento é realizado. 

Os encontros têm servido ainda para que os médicos e enfermeiros possam tirar suas dúvidas sobre esse fluxo. De acordo com a coordenadora da Central de Regulação, anteriormente não era comum haver essa interação entre a Regulação e Atenção Primária, e por isso esses momentos são muito importantes para esclarecer todos os trâmites, para conhecer as principais dificuldades e assim trabalhar para solucioná-las.

A diretora de políticas em atenção especializada, Fátima Vasques, explicou que o primeiro ano da gestão foi voltado para organizar esses processos e que agora é preciso estreitar a parceria com a Atenção Primária. A médica da ESF 07, Rosilda Goes, relatou que este momento era muito aguardado pelos profissionais e que a partir dessa nova organização será possível obter melhores resultados.

Fotos: Helio Filho


Tópicos: