13 de abril de 2018
Prefeitura aumenta turnos e equipes de trabalho na recuperação de ruas da cidade, por conta das chuvas

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), continua trabalhando para minimizar os danos causados pelas chuvas, com ações emergenciais, que vêm sendo realizado por meio da Operação Inverno. Com isso, tem adotado turnos a mais de trabalhos, com realização de serviços até mesmo à noite para conter os estragos causados pela cidade. Após as últimas chuvas, dezenas de ruas pela cidade ficaram danificadas e outras até intransitáveis. Com isso, a Seinfra intensificou os serviços.

Equipes da Secretaria estão realizando monitoramento nos locais onde os serviços são realizados, e as demandas também são recebidas através das redes sociais, por meio dos veículos de comunicação e também pedidos feitos pelos moradores. O Prefeito Arnon Bezerra destaca a sua preocupação em atender o mais rápido possível os moradores da cidade e para isso tem mobilizado as equipes e acompanhado os serviços.

Homens e máquinas realizam uma pequena drenagem com 13 metros de manilhas na rua Genário Oliveira, no bairro Lagoa Seca, para atenuar os impactos causados recentemente pelas águas pluviais. No mesmo bairro, na rua Padre Manoel Germano com a rua Francisca Leila Fontes, serviços de terraplanagem são efetuados. A enfermeira Rosineide Alves, moradora do local, falou sobre as obras. “A população tem muito a ganhar com esses serviços sendo feitos, pois quando chove é um sufoco. Quando a gente chega depois de uma chuva, já não consegue mais passar”, disse.

Drenagens

O local brevemente será contemplado com uma obra de drenagem que, segundo a Secretária da Seinfra, Gizele Menezes, será complexa, pois, a bacia hídrica daquele bairro é maior e vem de várias ruas acima. “Será feita a topografia de áreas em volta para que o projeto possa interferir de maneira eficaz e assim o problema possa ser resolvido”, destacou Gizele.

Outra grande obra de drenagem, avaliada em cerca de R$ 3 milhões, está sendo executada na  na Rua Venceslau Pereira, no bairro São José, próxima ao Maxxi Atacado. A obra será responsável pela recuperação da rua, destruída nos últimos anos em função das chuvas e erosão na área, e terá duração de 6 a 8 meses. Espera-se que até o final do ano seja concluída.

Na área será feita uma drenagem com galerias de concreto nas dimensões de 2,5 por 2,0 metros. Atualmente já existe um trecho de drenagem executado no final da rua, finalizando na Avenida do Contorno. Então será dado continuidade ao serviço de onde parou até a Avenida Padre Cícero. Ao ser finalizada a drenagem e o aterro, será feito o calçamento e realizado o asfaltamento da área. A obra era um grande sonho dos moradores que residem no entorno da cratera e que o Prefeito Arnon Bezerra se comprometeu em realizar.

Recuperação de trecho da Av. Padre Cícero

Os serviços no trecho da Av. Padre Cícero estarão sendo iniciados brevemente. A Secretaria de Infraestrutura informa que devido à fabricação de manilhas de cimento específicas para o local, a obra deverá estar sendo finalizada no final da próxima semana. A Seinfra destaca ainda que, após análises feitas, foi descoberto que a causa da fissura  ocorreu devido às tubulações serem antigas e também por infiltrações detectadas nas instalações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece),que passam pelo local.