21 de março de 2018
Sedest adere Programa “Leão amigo das crianças e adolescentes”

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) aderiu ao Programa Nacional “Leão amigo das crianças e adolescentes”, fundo municipal de ações para esse que visa garantir um futuro melhor para esse público através de doações pela Declaração do Imposto de Renda, sem custo adicional para o contribuinte.

As doações podem ser efetuadas diretamente do Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda. Quem pretende realizar a doação por meio do Programa poderá destinar parte do imposto devido ao Fundo Municipal da criança e do adolescente de Juazeiro do Norte. “A partir do imposto de renda da pessoa física ou jurídica, a Receita Federal repassa parte do imposto de renda para o fundo, que é gerenciado pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente, de acordo com a vontade do declarante. Não será cobrado nada a mais. Apenas uma parte do imposto que iria para a Receita, agora pode ir para o fundo”, afirmou diretor da Proteção Social Básica da Sedest, Júnior Sarmento.

Para que as instituições possam ter acesso a esse recurso, o Conselho Municipal da Criança e Adolescente irá lançar edital.

Defesa dos direitos da criança e do adolescente

Muitas instituições têm buscado, através das ações que desenvolvem, garantir a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Para isso, várias destas instituições precisam de ­financiamento para efetivarem suas atividades. Com a criação do Fundo Municipal é possível a destinação de parte do imposto de renda e contribuir com o mantenimento de inúmeros projetos.

A destinação é realizada por meio do próprio programa de declaração do IRPF da Receita Federal. A doação vai até o dia 30 de abril.