11 de janeiro de 2018
Educação prepara professores para Conferência Nacional

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) reuniu diretores, coordenadores pedagógicos e professores das áreas de ciências humanas e biológicas das 33 escolas que possuem o Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) para tratar sobre a realização da etapa municipal da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA).

O encontro foi coordenado pela Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) da Secretaria de Educação que apresentou o calendário das conferências que serão realizadas pelas escolas de Juazeiro do Norte.

Para a realização da etapa nas unidades escolares, todas as turmas estão sendo estimuladas a produzirem projetos que apresentem soluções para a utilização da água em suas escolas. Entre os dias 16 e 25 de janeiro, durante as conferências, os alunos de cada escola deverão eleger o melhor projeto, o delegado e o suplente que representarão a escola nas etapas seguintes. A data prevista para a realização da conferência municipal é o dia 05 de abril de 2018.

O melhor projeto de Juazeiro do Norte irá participar da etapa regional que será realizada pela Crede 19, de onde será selecionado o melhor projeto para participar das conferências Estadual e Nacional.

Mobilização

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.

Diálogos

A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

Fotos: Helio Filho