11 de janeiro de 2018
Centro de Controle de Zoonoses realiza captura de animais de tração

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), está realizando a captura de animais de tração em bairros considerados de risco, onde são frequentes os acidentes e as denúncias da população sobre a existência desses animais soltos em vias públicas.

As capturas serão rotineiras e acontecerão nas segundas, quartas e sextas-feiras. Na última quarta-feira (10), foram realizadas capturas nos bairros São José, Frei Damião e João Cabral. Os bairros e ruas específicas onde haverá rotas de captura em parceria com a GCM são: Juvêncio Santana, Carité, Vila São Francisco, Pedrinhas, São José, Frei Damião, João Cabral, Avenida José Bezerra e Rua Domingos Sávio.

Diariamente, a equipe do CCZ também fará rotas de captura em alguns bairros e pontos estratégicos: bairros Betolândia, Aeroporto, Franciscanos, José Geraldo da Cruz, Limoeiro, Parque São Geraldo e Lagoa Seca. Além dessas localidades, a equipe também percorrerá o Anel Viário, adjacências da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Parque Ecológico, Avenida Virgílio Távora, Avenida Castelo Branco, Loteamento Oásis e Loteamento Conviver.

De acordo com a Legislação Municipal, após a captura, o dono tem até 5 dias para recuperar o animal, mediante pagamento da taxa de resgate e multas correspondentes a quantos dias o animal passou nas dependências do CCZ.

Os valores das taxas são de acordo com a Unidade Fiscal de Referência do Município de Juazeiro do Norte (UFIRM). Em 2018, o valor da UFIRM será de R$ 5,54. A taxa de resgate dos animais de grande porte (bovinos, equinos e muares) equivale a 20 UFIRM, ou seja, R$ 110,80. Já a multa da diária equivale a 05 UFIRM, podendo chegar a R$ 27,70.

Com um documento de identificação em mãos, o proprietário que desejar resgatar seu animal deverá ir até o CCZ para receber a taxa e pagá-la em casa lotérica. Em seguida, pode retornar ao CCZ com o comprovante de pagamento para retirar o animal. Caso o dono não apareça em até 05 dias, e o animal estiver em boas condições de saúde, o CCZ fica responsável pela sua guarda, disponibilizando-o o para adoção ou leilão, como rege a Legislação Municipal.

A população pode ajudar este trabalho fazendo denúncias de animais soltos em vias públicas, através do número: 988737986.