11 de novembro de 2017
Cozinha Comunitária do Horto aberta nesta sexta-feira, 10, com grande festa

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte reinaugurou durante esta semana, quatro cozinhas comunitárias, que juntas vão servir ao público mais de 4 mil refeições, por semana. Ontem foi a vez do Horto, que teve uma grande festa para comemorar a reabertura do equipamento, e a presença de dezenas de famílias que serão beneficiadas com uma alimentação balanceada e de qualidade. Serão servidas no local, de segunda-feira à sexta-feira, de forma gratuita, 200 refeições diárias ao público cadastrado, inserido em atividades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Com a reabertura dos equipamentos, Juazeiro do Norte fortalece o programa de segurança alimentar, no Município.

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, junto com a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra, estiveram presentes em todas as comunidades beneficiadas pelo equipamento, que contará com a parceria de outras secretarias com projetos que levem capacitação para a comunidade.

A solenidade no Horto foi prestigiada pelo Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Josbertini Clementino. Ele destacou que Juazeiro do Norte vem obtendo crescimento na área social, e enfatizou a segurança alimentar com um dos pilares importantes nesse processo. Ainda ressaltou o trabalho da atual secretária, Isabela Bezerra, pelos avanços importantes, num momento em que Juazeiro do Norte consegue abrir novos equipamentos, já que o Brasil vivencia uma crise e em Brasília se fala na redução de investimentos e até o fim de programas importantes.

O público foi recepcionado com apresentações do Grupo Aquarela e o Coral das Crianças do Horto. Representantes de grupos de tradição também se apresentaram, antes de ser servido o almoço, bastante prestigiado pelos beneficiários.

Alimentação de qualidade

A Secretária Isabela Bezerra destacou inicialmente todo o apoio do Prefeito Arnon Bezerra em reabrir as cozinhas, e poder oferecer uma alimentação de qualidade. Ela também enfatizou o papel das parcerias, por meio da Secretarias municipais, a exemplo da Agricultura e Abastecimento, com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e orientações para a implantação das hortas comunitárias, nos próprios espaços da Cozinha Comunitária, alám da pasta da Educação.

Conforme Isabela, esse projeto foi feito para a comunidade, pensando na segurança alimentar, proporcionada por técnicos, como nutricionista, cozinheiro, e a grande maioria formada por pessoas da própria comunidade. “Isso é importante porque torna o equipamento ainda mais amigável para a comunidade e as pessoas têm um cuidado maior”, afirma.

Esteve representando a comunidade, a diretora da escola Sebastião Teixeira, Luciana Figueiredo Felix. Ela ressaltou a parceria do Cras e da Educação. Os bons resultados, conforme a professora, a comunidade está tendo, com o benefício da Cozinha Comunitária para o bairro, que vem crescendo a cada dia.

O Prefeito Arnon Bezerra destacou o trabalho do secretário Josbertini, e do seu apoio junto à Sedest, para importantes projetos. O Chefe do Executivo ressaltou o trabalho da secretária Isabela Bezerra, que tem atuado com sensibilidade, no intuito de desenvolver um trabalho em prol dos mais carentes. O secretário Josbertini Clementino, que esteve realizando visita institucional à Sedest, junto com o prefeito e a secretária Isabela Bezerra, salientou a atuação que vem sendo empreendida por Isabela Bezerra e a parceria junto ao Município, com diversas ações.

Fotos: Samuel Macedo