12 de setembro de 2017
Equipes da Saúde realizam atendimento na Romaria

Um Posto de Saúde está em funcionamento no Centro Paroquial de Assistência ao Romeiro, ao lado da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. Estão sendo disponiblizados atendimentos médicos, aferição de pressão, teste de glicemia, aplicação de insulina (para quem já faz uso do medicamento) e nebulização, além da realização de curativos e retirada de pontos.

Em casos mais graves, os pacientes são encaminhados de ambulância para alguma Unidade de Pronto Atendimento – UPA ou para o Hospital Regional do Cariri - HRC. No local, há ainda quatro leitos para atendimento de pessoas com diarreia, que necessitam tomar soro, e também para aquelas que precisam de aplicação de medicação intravenosa ou ficar em observação. Além disso, estão sendo disponibilizados diversos tipos de medicamentos, com exceção daqueles de receita controlada.

O atendimento aos romeiros está acontecendo desde 08 de setembro, de 7h às 19h e de 19h as 0h, e irá até à meia-noite do dia 15 de setembro. De acordo com a enfermeira Jairlania Nogueira, só durante a tarde do dia 11 foram contabilizados 280 atendimentos.

A diarista Maria José da Silva, romeira vinda de Maceió, Alagoas, está visitando Juazeiro do Norte pela sexta vez. Ela contou que estava com a pressão alta e foi orientada pela Guarda Municipal a procurar o Posto de Saúde. “Minha pressão estava 20 por 11. Esse atendimento é muito importante porque a gente vem de longe e numa hora como essa precisa e eles atendem”, afirmou.