31 de maio de 2017
Prefeitura realiza encontro de integração de ações das secretarias que atendem ao eixo social

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte realizou reunião de apresentação do projeto de ações integradas entre as secretarias que atendem ao eixo social, com a presença do Prefeito Municipal, Arnon Bezerra. Na ocasião, a Secretaria de Educação (SEDUC), Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), Saúde (SESAU), Turismo e Romarias (SETUR) e Coordenação de Agricultura dialogaram sobre metodologia integrativa. O objetivo do encontro foi celebrar a parceria entre as secretarias, que vem a fortalecer as ações, garantindo uma economia de tempo e recursos. O evento aconteceu nesta segunda-feira, no auditório do Memorial Padre Cícero.

Na ocasião, participaram coordenadores, técnicos administrativos e núcleo gestor das escolas públicas de Juazeiro do Norte. De acordo com o Prefeito, a interação das secretarias que compõem o eixo social é um passo importante para o Município, otimizando o trabalho da gestão, atendendo a população de forma satisfatória e melhorando a vida de todos.

A Secretária de Educação, Maria Loureto, agradeceu aos demais secretários a iniciativa de desenvolverem um trabalho inédito, e garantiu que a associação não reduzirá a autonomia das secretarias, porém resultará em um trabalho que beneficie mais pessoas, possibilitando, inclusive, uma educação de qualidade, que dialogue com os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), a Saúde, Cultura, Turismos e Agricultura do Município.

No âmbito social, essa interação fortalecerá as ações das secretarias, já que elas dialogam entre si e atendem o mesmo usuário, o cidadão juazeirense. Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra, “nesse primeiro encontro iniciamos o trabalho em rede, começando pelo eixo social. Apresentando as equipes e ações de todas as secretarias envolvidas, no intuito de potencializar os trabalhos desenvolvidos”, afirma.

A Coordenação de Agricultura indicou propostas para fomentar uma agricultura urbana, com Jardins Agroflorestais, Farmácias Vivas e Hortas Caseiras e Escolares. Na ocasião, o Coordenador, Romão França, apresentou os técnicos que atendem programas de agricultura no Município. Dentre eles, o agricultor especializado em sistemas agroflorestais, Antônio Gomide, que desenvolve um trabalho de produção auto-sustentável, sem agredir o meio ambiente, ideal para ser desenvolvido nos CRAS, Escolas e Comunidade em geral.

Fotos: Anderson Duarte