18 de maio de 2017
Imprensa
Projeto do Centro Cultural sobre Trilhos é debatido em audiência com Secretário de Cultura do Estado

O Coordenador de Arte e Cultura de Juazeiro do Norte, Alemberg Quindins, esteve em audiência com o Secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, na última terça-feira, dia 16, para tratar sobre a restauração da antiga Estação Ferroviária e a criação do Centro Cultural do Cariri sobre Trilhos, que envolverá os municípios de Juazeiro do Norte e Crato.

A construção desse projeto conta com a parceria do Secretário de Cultura de Crato, Wilton Dedê, que, juntamente com Alemberg Quindins,  buscam apoio junto ao Governo do Estado, para a implantação desse novo equipamento cultural para a região. O Centro Cultural sobre Trilhos realizará ações culturais diversas e terá como base as duas antigas estações ferroviárias terminais de Crato e Juazeiro do Norte, onde funcionarão museus, oficinas e projetos culturais e ações de educação patrimonial.

Já as estações de parada modernas, existentes entre o trajeto que liga as duas cidades, também seriam musealizadas, tornando-se pontos de memória sobre a cultura popular, a partir do potencial de cada bairro onde aquele ponto está instalado.Para a realização do projeto será necessária a restauração das antigas estações ferroviárias, de modo que elas possam fazer um resgaste de sua história, fomentando o turismo e beneficiando também a comunidade local, como estudantes e pesquisadores da região. Para Alemberg Quindins e Wilton Dedê, membros da Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará deverão contribuir para o resgate das características daqueles imóveis.

O novo equipamento funcionará como um ponto de ligação entre Juazeiro do Norte e Crato, que estão no pólo da Região Metropolitana do Cariri.  “O Cariri é uma região que tem uma formação cultural muito forte, e nós temos um grande acervo histórico. Por isso, acreditamos que esse Centro Cultural deve unir o Cariri, trazendo um projeto de patrimônio histórico que valorize nossa memória”, afirma Alemberg. A ideia prevê ainda a ampliação da linha do VLT até o bairro Aeroporto, para que possa atender mais pessoas e se tornar mais uma alternativa de transporte público, tanto para os moradores como para os usuários do Aeroporto Regional.

A realização do projeto deve envolver as Secretarias de Cultura de Juazeiro do Norte e Crato, e três Secretarias do Governo do Estado: Cultura, Turismo e Cidades. O próximo passo agora será uma audiência com o Governador Camilo Santana, no sentido de apresentá-lo a viabilidade do projeto.


Tópicos: