20 de março de 2017
Programa de Aquisição de Alimentos apresentado a agricultores

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) apresentou, na manhã do sábado, 18, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) junto ao plano de trabalho que será executado em parceria com a Coordenadoria de Agricultura, da Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMASP), aos agricultores de Juazeiro do Norte, em evento no Memorial Padre Cícero. O objetivo do evento foi estimular a produção da agricultura familiar.

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, abriu a solenidade destacando a importância do Programa não apenas para os pequenos agricultores, mas também às pessoas em situação de vulnerabilidade, que recebem os alimentos através dos equipamentos da Assistência Social. O encontro foi importante para fomentar essa parceria iniciada entre as duas pastas. Serviu também para estimular a adesão de agricultores ainda não cadastrados ao Programa. Hoje o PAA está em pleno funcionamento com 312 agricultores recadastrados. Uma equipe do Banco de Alimentos esteve presente realizando o cadastramento dos agricultores que ainda não haviam se associado ao Programa.

Na ocasião, a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra, solicitou ao coordenador de Agricultura, Romão França, a viabilidade de estudos de solo e de métodos de irrigação, pensando na escassez, principalmente nesse momento de seca. Destacou o estímulo que esses estudos darão à produção da agricultura orgânica. “O alimento orgânico não prejudica a natureza e o produto será repassado com maior valor agregado, o que na situação de crise econômica em que o país se encontra, é importante. Também solicitamos atenção da coordenadoria da agricultura o planejamento de novas culturas, a fim de fazer uma redistribuição dos produtos na zona rural, para que os agricultores tenham uma maior oferta de alimentos ”, disse.

Também estiveram presentes a Secretária de Educação, Maria Loureto Lima, a diretora do PAA, Daniele Tomás Bezerra, o diretor da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (EMATERCE), Sérgio Linhares, representantes do curso de Agronomia, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), do Instituto Agropolo, do Agroamigo do Banco do Nordeste e representantes de associações de pequenos agricultores das Zonas rurais.

Objetivos do PAA

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem como objetivos promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. “Assim incentivamos também a alimentação saudável e as cooperativas”, afirma.

Criado em junho de 2003, o PAA é uma ação do Governo Federal, administrado pela SEDEST, para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o Programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações. Os produtos são destinados à doação e oferecidos para entidades da rede sócio assistencial, a exemplo dos restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias.

A ação promove a organização produtiva e econômica no meio rural, o combate à pobreza extrema, o desenvolvimento local e a segurança alimentar e nutricional.

Fotos: Hélio Filho