15 de fevereiro de 2017
Imprensa
Iniciados trabalhos no Centro POP

Os serviços oferecidos pelo Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho, estão em pleno funcionamento. Os trabalhos foram iniciados na manhã desta quarta-feira, 15, com café-da-manhã e exibição de filme. Atualmente, 60 pessoas são assistidas pela equipe técnica do Centro POP, mas a capacidade de atendimento cobre toda a demanda espontânea que se encontre em situação de vulnerabilidade, em Juazeiro do Norte.

O filme escolhido para o início das atividades foi ‘O Auto da Compadecida’, com o intuito educativo de proporcionar o entretenimento para os participantes. A intenção para os próximos filmes é realizar uma atividade socioeducativa com os participantes, em que no final da exibição seja feito um debate com os participantes, para que eles expressem suas opiniões sobre o assunto abordado na trama.

Outras atividades, como atendimento psicológico em grupo, também são oferecidos pelo Centro POP. “Nossa programação para esse ano já começou extensa. Temos um projeto de oferecer oficinas, como atividades terapêuticas, rodas de conversa e palestras sobre temas transversais. Queremos promover ao máximo a cidadania dessas pessoas e encaminhamentos, caso necessário”, afirma Tiago Figueiredo, diretor do Centro Pop.

Atividades

As atividades do Centro Pop começam a partir das 8h. Durante a manhã, os moradores de rua recebem um kit de higiene, café-da-manhã e atendimentos da equipe técnica de assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais. No final das atividades, cada um recebe um ticket para acesso gratuito às refeições fornecidas pelo restaurante popular.

A principal função do Centro de referência especializada para pessoas em situação de rua é oferecer atividades que trabalhem o resgate da dignidade e dos vínculos perdidos, sejam eles sociais ou familiares, de forma humanizada e universalizada. 

Fotos: Hélio Filho


Tópicos: