A Cidade Polo artesanal

Artesanato de barro

Juazeiro do Norte é considerada uma das maiores expoentes de manifestação cultural, motivada pelo grande centro de religiosidade popular da América Latina que é, graças à figura do Padre Cícero. O artesanato é uma das suas principais atividades e surgiu ainda na época do sacerdote. O Padre Cícero era um incentivador do artesanato de olho na garantia de trabalho e renda para os habitantes. Hoje, detém grande participação na economia e a cidade se tornou celeiro de artistas conhecidos nacional e internacionalmente.

Muitos buscam inspiração nos grandes personagens da cultura local e regional como Padre Cícero e Lampião, no próprio sertanejo ou representando as tradições, seja nas festividades religiosas, como também nas danças (reisado, lapinha, etc). Na arte, diversificam peças em madeira, palha, couro, barro, ferro, gesso e até mesmo a literatura de cordel que dá força à xilogravura. Tudo isso fruto da criatividade, com a imaginação de cada artista retratando a realidade do Juazeiro feita por gente inteligente.

Nesse grande polo cultural e artístico no Brasil, existem evidências para a produção, por exemplo, de imagens do Padre Cícero desde miniaturas até o tamanho natural. O Centro de Cultura Mestre Noza abriga vasto acervo de peças artesanais, a exemplo da Associação dos Artesãos da Mãe das Dores e o Mercado Central. Pesquisa feita pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em todo o país e divulgada em março de 2009, constatou que Juazeiro é a maior em população envolvida em atividades culturais.

Esse caldeirão tem registrado junto à Secretaria de Cultura do Ceará o total de 72 grupos populares, sendo grupos folclóricos de reisado, maneiro-pau, malhação de Judas, entre outros. A literatura de cordel e a xilogravura também são bastante difundidas, especialmente em função da Gráfica da Lira Nordestina. O repente é algo muito popular, com grandes artistas fazendo versos e desafios de rimas. A cidade possui ainda uma orquestra de rabecas. Já o teatro se desenvolve satisfatoriamente e o município, que não possuía nenhum, agora conta com três teatros, enquanto os grupos teatrais proliferam.

Galeria de fotos